Os efeitos das drogas - Viva Bem 2022 (2022)

Os efeitos das drogas - Corpo saudável

O uso indevido de drogas pode ser prejudicial à sua saúde, tanto a curto como a longo prazo, e pode levar ao vício.

Novas substâncias psicoativas (NPS) (geralmente chamadas incorretamente de "altos legais")

O que são NPS?

NPS, como mephedrone (miau miau) e especiarias, costumava estar disponível para compra legal em "head shops" (lojas que vendem parafernália de drogas) ou on-line.

Desde que a Lei de Substâncias Psicoativas entrou em vigor em 26 de maio de 2016, era ilegal fornecer qualquer NPS no Reino Unido para consumo humano. Isso inclui vendê-los ou entregá-los gratuitamente.

Álcool, medicamentos, nicotina, cafeína e poppers (nitritos de alquila) estão isentos do ato.

Como o NPS faz você se sentir?

Os principais efeitos de quase todas as drogas psicoativas, incluindo o NPS, se enquadram em três categorias:

  • estimulantes
  • "downers" ou sedativos
  • psicodélicos ou alucinógenos

Os canabinóides sintéticos, que podem ter efeitos sedativos e psicodélicos, às vezes são separados em sua própria categoria. Eles têm sido uma grande parte do mercado do NPS e têm sido particularmente problemáticos e prejudiciais.

Mesmo os NPS que se parecem ou têm nomes semelhantes podem variar em força e ter efeitos diferentes em pessoas diferentes.

Como o NPS afeta sua saúde?

Para muitos NPS, houve pouca ou nenhuma pesquisa sobre os riscos de saúde a curto ou longo prazo do consumo humano e alguns riscos ainda não são conhecidos.

Os testes forenses do NPS mostraram que eles geralmente contêm substâncias diferentes daquilo que a embalagem indica, ou misturas de substâncias diferentes.

Isso significa que você nunca pode ter certeza do que está tomando ou quais são os efeitos.

Os riscos incluem:

  • O NPS pode reduzir suas inibições; portanto, você pode fazer coisas potencialmente prejudiciais que normalmente não faria.
  • Eles podem causar paranóia, coma, convulsões e, em casos raros, morte.
  • Você nunca pode ter certeza do que está em um NPS, portanto, não pode ter certeza do que comprou ou recebeu, ou que efeito isso provavelmente terá sobre você ou seus amigos.

Para mais informações sobre o NPS, visite o site da FRANK.

Cannabis (haxixe, erva daninha, grama, gambá, maconha)

O que é cannabis?

A maconha é uma droga calmante que também altera as percepções. É visto como "natural" porque é produzido a partir da planta da cannabis, mas isso não significa que seja seguro. Pode ser fumado, geralmente com tabaco, em uma "junta" ou "tala", ou em um cachimbo ou "cachimbo". Também pode ser bebido como um "chá" ou comido quando misturado com alimentos, como biscoitos ou bolos.

Como a maconha faz você se sentir?

A maconha pode fazer você se sentir relaxado e feliz, mas às vezes faz as pessoas se sentirem letárgicas, muito ansiosas, paranóicas e até psicóticas.

Como a maconha afeta sua saúde?

A cannabis tem sido associada a problemas de saúde mental, como esquizofrenia e, quando fumada, a doenças pulmonares, incluindo asma.

Afeta como o cérebro funciona, portanto, o uso regular pode dificultar a concentração e o aprendizado. O uso frequente pode ter um efeito negativo na sua fertilidade.

Também é perigoso dirigir depois de tomar maconha. Misturá-lo com o tabaco provavelmente aumentará o risco de doenças cardíacas e câncer de pulmão.

A cannabis pode ser viciante?

Sim, é possível tornar-se psicologicamente dependente da maconha. E algumas pessoas experimentam sintomas de abstinência quando param de tomá-lo. Para obter informações sobre como sair de drogas, leia Toxicodependência: como obter ajuda. Você também pode obter ajuda para reduzir o site da FRANK.

Cocaína (cocaína em pó, coca-cola, crack)

O que é cocaína?

Cocaína em pó (coca-cola), base livre e crack são todos os tipos de cocaína e todos são estimulantes poderosos. A base livre e o crack podem ser fumados e a cocaína em pó pode ser aspirada em linhas. Tanto o pó de cocaína quanto o crack também podem ser preparados para a injeção.

Como a cocaína faz você se sentir?

A cocaína fornece ao usuário energia, um sentimento de felicidade e estar bem acordado e um excesso de confiança que pode levar a riscos. Os efeitos são de curta duração; portanto, mais drogas são tomadas, o que geralmente é seguido por uma desagradável "redução" que faz você se sentir deprimido e indisposto, às vezes por vários dias.

Como a cocaína afeta sua saúde?

Se você toma cocaína, é possível morrer de overdose por estimular demais o coração e o sistema nervoso, o que pode levar a um ataque cardíaco. Pode ser mais arriscado se misturado com álcool.

Tomar cocaína é particularmente arriscado se você tiver pressão alta ou já tiver um problema cardíaco. Se você estiver grávida, a cocaína pode prejudicar seu bebê e até causar aborto. Se você já teve problemas de saúde mental anteriores, isso pode aumentar a chance de eles voltarem.

Se você cheira cocaína, pode danificar a cartilagem do nariz ao longo do tempo. Se você injetar, você corre o risco de morrer como resultado de uma overdose, e suas veias e tecidos do corpo podem ser seriamente danificados. Você se arrisca a pegar HIV ou hepatite se compartilhar agulhas.

A cocaína pode ser viciante?

Sim, a cocaína é altamente viciante e pode causar uma forte dependência psicológica. Para obter conselhos sobre como obter ajuda para o vício em cocaína, vá para Cocaine: obtenha ajuda. O site da cocaína anônima também oferece mais conselhos.

Ecstasy (MDMA, comprimidos, cristal, E)

O que é ecstasy?

O ecstasy é um medicamento estimulante "psicodélico" geralmente vendido como comprimidos, mas às vezes é absorvido pelas gengivas ou bufado na forma de pó. Também é conhecido como MDMA ou "cristal".

Como o êxtase faz você se sentir?

O êxtase pode fazer você se sentir alerta, afetuoso e conversador, e pode fazer com que a música e as cores pareçam mais intensas. Tomar ecstasy também pode causar ansiedade, confusão, paranóia e até psicose.

Como o ecstasy afeta sua saúde?

O uso a longo prazo tem sido associado a problemas de memória, depressão e ansiedade. O uso de ecstasy afeta o controle de temperatura do corpo e pode levar a superaquecimento e desidratação perigosos.

Mas um equilíbrio é importante, pois beber muito líquido também pode ser muito perigoso para o cérebro, principalmente porque o ecstasy tende a impedir que seu corpo produza urina suficiente, para que ele retenha o líquido. Para mais informações sobre ecstasy, visite o site da FRANK.

O ecstasy é viciante?

O ecstasy pode ser viciante, pois os usuários podem desenvolver uma dependência psicológica desse medicamento. Também é possível criar uma tolerância ao medicamento e precisar tomar cada vez mais para obter o mesmo efeito.

Velocidade (anfetamina, billy, whizz)

O que é velocidade?

Velocidade é o nome da rua para drogas à base de anfetamina e é uma droga estimulante. Geralmente é um pó esbranquiçado ou rosa que é aplicado nas gengivas, bufado ou engolido em papel.

Como a velocidade faz você se sentir?

A velocidade pode fazer você se sentir alerta, confiante e cheio de energia e pode reduzir o apetite. Mas pode deixá-lo agitado e agressivo, e pode causar confusão, paranóia e até psicose. Você também pode ficar muito deprimido e letárgico por horas ou dias após um período de uso intenso.

Como a velocidade afeta sua saúde?

Tomar velocidade pode ser perigoso para o coração, pois pode causar pressão alta e ataques cardíacos. Pode ser mais arriscado se misturado ao álcool ou se for usado por pessoas com pressão arterial ou problemas cardíacos.

A velocidade de injeção é particularmente perigosa, pois a morte pode ocorrer por overdose. A velocidade geralmente é muito impura e a injeção pode causar danos às veias e tecidos, o que também pode levar a infecções graves no corpo e na corrente sanguínea. Qualquer compartilhamento de equipamentos injetáveis ​​aumenta o risco de contrair hepatite C e HIV.

A velocidade é viciante?

O uso regular de anfetaminas pode se tornar altamente viciante.

Outras informações

Os artigos a seguir fornecem ajuda e conselhos se você estiver preocupado com o uso indevido de drogas ou de outra pessoa:

  • Toxicodependência: obter ajuda
  • Encontre um serviço de tratamento de drogas perto de você
  • FRANK: AZ de drogas
  • Conversando com seu filho sobre drogas
  • Preocupado com o seu adolescente?

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Reed Wilderman

Last Updated: 09/05/2022

Views: 5978

Rating: 4.1 / 5 (72 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Reed Wilderman

Birthday: 1992-06-14

Address: 998 Estell Village, Lake Oscarberg, SD 48713-6877

Phone: +21813267449721

Job: Technology Engineer

Hobby: Swimming, Do it yourself, Beekeeping, Lapidary, Cosplaying, Hiking, Graffiti

Introduction: My name is Reed Wilderman, I am a faithful, bright, lucky, adventurous, lively, rich, vast person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.