Universidade de Coimbra: faça seu mestrado em Portugal (2023)

A universidade de Coimbra é uma das melhores instituições de ensino para estudar fora do país e concluir o mestrado.

A Universidade de Coimbra é uma das melhores instituições de ensino do mundo, figurando em boas colocações nos principais rankings internacionais. Estar entre as 500 melhores do mundo no Centre for World University Rankings e ter avaliação 5 estrelas do QS Stars University Ratings são algumas das credenciais dessa instituição.

Por ser uma das melhores universidades de Portugal, a principal faculdade portuguesa é sempre um alvo. Ademais, existem processos de integração e facilitação do acesso à graduação, mestrado e cursos preparatórios para candidatos brasileiros.

Conheça tudo sobre a Universidade de Coimbra e prepare-se para estudar fora do país!

História da Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é a mais antiga e tradicional instituição de ensino de Portugal. Sua criação ocorreu em 1290 após Dom Dinis assinar o “Scientiae thesaurus mirabilis”.

Esse ato de governo criou o Estudo Geral, que tinha uma estrutura próxima da que conhecemos como uma faculdade atualmente. Além do estudo da Teologia e Direito Canônico (da religião), as áreas de ensino e pesquisa eram principalmente Direito e Medicina.

Inicialmente, a sede ficava localizada em Lisboa, capital portuguesa. A partir de 1308, o campus principal começou a alternar entre Lisboa e Coimbra, até se consolidar nesta segunda localidade definitivamente em 1537.

Em Coimbra, o campus se estabeleceu às margens do Rio Mondego, no palácio real. No entanto, com a influência na localidade, Coimbra inteira acabou se tornando uma verdadeira cidade universitária.

Como é a vida na Universidade

Hoje em dia, a Universidade de Coimbra não está apenas em um local, tendo diferentes polos, unidades e, até mesmo, estádio universitário em sua infraestrutura. Na prática, a instituição tem braços ao longo de toda a cidade.

Um ponto importante é que a cidade de Coimbra é muito bem localizada, na região central de Portugal. São apenas duas horas de carro até o aeroporto de Lisboa, por exemplo.

Além disso, a cidade oferece uma excelente infraestrutura de transporte, áreas de lazer, saúde e outros serviços públicos. Sem contar que é uma das localidades mais seguras da Europa, com baixíssimas taxas de criminalidade.

(Video) Estude em Portugal - Mestrado em Direito - Universidade de Coimbra

Quais são os cursos e modalidades oferecidas

Os cursos oferecidos para os estudantes internacionais geralmente são a graduação, o mestrado e o Ano Zero. Cada um deles se destina a um perfil de estudante. No caso da Licenciatura, é possível fazer o Mestrado Integrado, que une a graduação com o curso de pós-graduação.

Inicialmente, existem 8 faculdades dentro da Universidade de Coimbra:

  • Letras;
  • Direito;
  • Medicina;
  • Ciências e Tecnologia;
  • Farmácia;
  • Economia;
  • Psicologia e Ciências da Educação;
  • Ciências do Desporto e Educação Física.

No entanto, a graduação em Medicina não está disponível para os candidatos internacionais. Nas demais, existem tanto opções de mestrado como de graduação.

Enquanto a graduação é a via de acesso ao diploma de nível superior, o mestrado é um curso de pós-graduação, voltado para atividades de ensino e pesquisa. Dentro das faculdades indicadas, há inúmeras opções para quem deseja uma pós-graduação, especialmente na área do Direito, Economia e Letras.

Por fim, o Ano Zero é uma espécie de curso preparatório para a universidade, em que são vistas matérias básicas para as disciplinas das graduações. Ao final dele, o estudante pode se habilitar para fazer o curso superior, dependendo do desempenho acadêmico.

Quanto custa estudar na Universidade de Coimbra

A própria Universidade de Coimbra realiza o levantamento dos custos e divulga o preço das mensalidades.

Os cursos custam uma anuidade de 5000 euros para o Ano Zero e 7000 euros para Mestrado e Graduação. É preciso fazer o pagamento de 30% como entrada, e o restante pode ser parcelado.

Também são cobradas despesas adicionais, como taxa de candidatura (50 euros), exame de aptidão física (45 euros), exame médico (40 euros) e taxa de inscrição no curso (20 euros).

Vantagens de estudar na Universidade de Coimbra

A experiência de estudar fora do país será um diferencial importante na carreira profissional. Além disso, a Universidade de Coimbra traz uma série de diferenciais interessantes, especialmente em relação à qualidade de ensino e infraestrutura para candidatos internacionais.

Estudar em uma instituição reconhecida

Uma primeira vantagem é estudar em uma instituição de ensino bem-conceituada no mercado e no meio acadêmico. Com isso, não só se torna mais fácil reconhecer o diploma e certificado no Brasil, como abrem-se oportunidades de carreira.

Ter uma experiência internacional

Outra vantagem é Portugal ser uma via de entrada para a Europa. É possível conhecer os diferentes países da União Europeia, aprendendo sobre outras culturas e vivenciando ótimas experiências.

Contar com apoio a candidatos internacionais

A candidatura internacional é bastante valorizada pela Universidade de Coimbra. Isso pode ser visto nos diversos facilitadores para quem deseja estudar em Portugal, desde informações detalhadas no site oficial até serviços de apoio aos alunos.

(Video) Como fazer MESTRADO em PORTUGAL | Passo a Passo COMPLETO!

Ter o domínio do idioma local

Para os brasileiros, a Universidade de Coimbra é uma das poucas entre as melhores instituições do mundo em que não se terá dificuldades relacionadas ao idioma. Há outras ótimas universidades na Europa, mas que será preciso se adaptar a uma segunda língua.

Estudar com um custo de vida mais baixo

Os diversos serviços oferecidos pela Universidade de Coimbra tornam o custo do candidato internacional mais baixo. Vimos, por exemplo, no conteúdo sobre estudar na Espanha, que somente o aluguel em Madrid está em 1600 euros. Em Coimbra, usando os serviços da universidade, o custo de vida em Portugal é bem mais baixo.

Como é o processo seletivo

Há diferentes maneiras de fazer os cursos de Ano Zero, Mestrado e Graduação, como processos seletivos da própria universidade e exames internacionais. No entanto, para o brasileiro interessado na graduação, o caminho mais simples é tentar o ingresso com a nota do ENEM, desde que o exame tenha sido realizado nos últimos cinco anos.

Na plataforma da instituição de ensino, é possível fazer a inscrição, encaminhar a documentação necessária e pagar as taxas. Para ter a candidatura avaliada para faculdade e mestrado integrado (junto à licenciatura), é preciso ter obtido no mínimo 500 pontos de média. Se a nota for menor, é possível fazer a inscrição para o Ano Zero.

Já no caso do Mestrado acadêmico, o caminho é verificar as regras no edital de publicação. Cada área tem seus próprios programas e sistemas de avaliação, que podem incluir exames escritos, análise de trabalhos acadêmicos, currículos e afins.

Também é possível buscar universidades brasileiras que realizem o mestrado sanduíche, ou seja, que contam com um intercâmbio em Portugal.

Como conseguir uma bolsa

O ingresso nos cursos pode ocorrer por meio de bolsas de estudo. Há diferentes tipos de bolsa, e, geralmente, estão atreladas aos resultados das avaliações de candidaturas e desempenho acadêmico.

Há, por exemplo, até 200 bolsas por ano para os melhores alunos internacionais das faculdades, que variam de uma cobertura de 1000 a 2000 euros. Nesse caso, são necessários 160 pontos no ingresso, cerca de 800 pontos no ENEM.

Além disso, é possível se candidatar a um benefício de mérito extraordinário, que concede a cobertura integral, exigindo-se 180 pontos no ingresso, que equivale à média 900 do ENEM.

Os programas de mestrado também oferecem incentivos para os alunos internacionais. O valor é de 2000 euros, caso a pessoa tenha sido aprovada para participar nos cursos.

Em síntese, as bolsas mais acessíveis são as parciais, geralmente, abatendo até 2000 euros dos valores destinados à universidade.

Como é a qualidade e o custo de vida em Coimbra

Universidade de Coimbra: faça seu mestrado em Portugal (1)

Os estudantes internacionais podem tranquilamente viver a experiência local. Entre bares e cafés, centro comercial, parques, monumentos históricos, Coimbra é uma cidade com diversas opções para quem deseja morar fora do país.

(Video) MESTRADO EM COIMBRA

Em relação à moradia, os alunos não estão limitados a alugar um local para ficar ou manter uma estadia nas hospedagens da cidade. O próprio campus conta com uma infraestrutura de residências oficiais e parcerias com estabelecimentos para receber os alunos de fora, a preços econômicos.

Ao optar pelas residências do campus, todas as despesas (água, lavanderia, gás, internet, luz, aluguel e afins) ficam concentradas em um único valor mensal, facilitando bastante a vida dos candidatos internacionais.

Nelas, também estão incluídos o acesso à cozinha e a possibilidade de comprar as refeições nos refeitórios universitários, a um custo de 3 euros. Para ter acesso ao campus, é importante verificar os requisitos dos Serviços de Ação Social da Universidade.

Em relação às despesas, para se manter em Portugal, a instituição de ensino estima o custo de vida. São necessários 498 euros por mês ou 5. 976,00 por ano, incluindo-se alimentação, moradia, material escolar, transporte e outras despesas.

Como enviar e receber dinheiro de Coimbra

Considerando os custos com a Universidade de Coimbra e o custo de vida, é possível se manter com menos de 1300 euros mensais em Portugal, realizando uma graduação ou mestrado. Mas como enviar esse dinheiro para o exterior?

Conte com a Remessa Online

Na plataforma da Remessa Online, o envio de dinheiro do Brasil para o exterior pode ser concluído em até 1 dia útil. Já o caminho inverso pode ser realizado em até 2 dias úteis.

O processo é simples: a pessoa que deseja enviar os recursos faz um cadastro na plataforma, indica a conta de quem vai receber e faz uma transferência via TED. Assim que a transferência é identificada, o valor é encaminhado para a conta bancária no exterior.

Já no recebimento de valores, o pagador vai fazer o envio para a plataforma da Remessa Online. Assim que for identificado, você receberá um e-mail e poderá resgatar o valor, recebendo em até 2 dias úteis.

A Universidade de Coimbra é uma excelente opção para os brasileiros que desejam participar do Ano Zero, graduação e mestrado. E, ao poder enviar dinheiro para o exterior, com agilidade e sem burocracias, fica muito mais fácil concluir os estudos e evitar dores de cabeça durante a estadia no exterior.

Para entender como funciona o envio de dinheiro para Portugal, conheça as soluções da Remessa Online!

Resumindo

Quanto custa estudar na Universidade de Coimbra?

O custo anual para estudar na Universidade de Coimbra está em cerca de 15.600 euros. Desse valor, 7000 euros são referentes à anuidade dos cursos de graduação ou mestrado.

(Video) Graduação e Mestrado Universidade de Coimbra

Como estudar de graça em Coimbra?

As bolsas na Universidade de Coimbra são obtidas por mérito. A bolsa parcial exige cerca de 160 pontos (800 pontos no Enem), enquanto a integral, 180 pontos (900 pontos no Enem), ambas dependendo de disponibilidade.

Qual a melhor faculdade para fazer em Portugal?

A Universidade de Coimbra é a principal instituição de ensino para os candidatos internacionais. Além de estar entre as melhores faculdades do mundo, tem uma infraestrutura e serviços para receber estudantes de outros países.

Quais os cursos oferecidos pela Universidade de Coimbra?

A Universidade de Coimbra tem oito faculdades, sendo elas: Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, e Ciências do Desporto e Educação Física.

CIFEconomiaEnviar dinheiro para o exteriorEnvioEstudar foraEuroEuropaIntercâmbioMercadoPortugalRecebimentoRemessa OnlineTed

(Video) ✅ 5 UNIVERSIDADES BARATAS em PORTUGAL

FAQs

Quanto custa um mestrado na Universidade de Coimbra? ›

Para cursos de mestrado, a “propina”, como é chamada a anuidade, o preço varia entre 1.063 e 1.250 euros para alunos “nacionais”, dependendo da área de formação. O preço para estudantes estrangeiros também é de 7 mil euros.

Qual o valor de um mestrado em Portugal? ›

Custos do mestrado em Portugal: valor das mensalidades

Em um ano, você pode ter de pagar €1.300,00 ou €6.500,00 para cursar um mestrado, tudo muda segundo cada curso e cada universidade.

Quanto tempo dura mestrado em Coimbra? ›

Os cursos de mestrado integrado na área da engenharia também são bem reconhecidos, entre eles Engenharia de civil e Engenharia electrotécnica e de computadores. Com duração de 5 anos os cursos conferem grau de mestre aos estudantes.

Como conseguir uma bolsa de mestrado em Coimbra? ›

Os estudantes internacionais que ingressem na Universidade de Coimbra (UC) através de exames exteriores à instituição, como o ENEM, International Baccalaureate, A-Level, Gaokao, Liankao e Exame Unificado de Macau, têm oportunidade de se candidatar a bolsas de mérito de várias tipologias.

É muito difícil conseguir mestrado em Portugal? ›

É bem difícil, pois as bolsas de estudo para o nível de mestrado são bem limitadas, mas elas existem. Onde fazer mestrado em Portugal? Assim como no Brasil, existem diversas opções de universidades públicas e privadas. Vale saber quais são as melhores para a sua área de estudo.

Qual mestrado mais barato em Portugal? ›

Universidade Nova de Lisboa: 1300 a 7000€/ano. Universidade do Minho: 1250 a 1750€/ano. Instituto Politécnico do Porto: 4000€/ano. Universidade Católica Portuguesa (privada): varia conforme o número de créditos mas, na prática, os valores partem de 4000€/ano.

Qual melhor mestrado em Portugal? ›

Veja os 222 Melhores Programas de Mestrado no Portugal 2023
  • Mestrado Profissional em Negócios de Futebol. ...
  • Mestre em Finanças. ...
  • Pós graduação em mestrado em gestão florestal de recursos naturais e recursos naturais (MEDFOR) ...
  • Mestre em Marketing. ...
  • Mestrado em Gestão. ...
  • Mestrado em gestão de recursos humanos. ...
  • Mestrado em Direito.

Como se candidatar a uma vaga de mestrado em Portugal? ›

Para se candidatar você vai precisar:
  1. Diploma de graduação.
  2. Histórico Escolar.
  3. Ficha de inscrição online preenchida.
  4. Pagamento efetuado da inscrição.
  5. Currículo Vitae completo.
  6. Carta motivação (Veja como fazer uma CLICANDO AQUI.
  7. Cópia do passaporte.
17 May 2017

Tem como fazer mestrado e trabalhar em Portugal? ›

É possível trabalhar e fazer mestrado em Portugal? Sim, pois vários cursos funcionam em um único período, inclusive no noturno. A autorização de residência, ainda que para estudos, permite ao estudante brasileiro trabalhar em Portugal exercendo uma atividade profissional subordinada ou independente.

É difícil passar na Universidade de Coimbra? ›

A nota mínima para candidatar-se a uma vaga de graduação em Coimbra é de 120 na escala portuguesa, equivalente a 600 no exame nacional brasileiro. Em alguns cursos com primeiro e segundo ciclos integrados, a exigência sobe para 130 e 140 (650 e 700 pontos no Brasil).

Como estudar de graça em Coimbra? ›

A UC é pública e gratuita? A Universidade de Coimbra é uma instituição pública. No entanto, como em muitos outros países, mesmo sendo uma instituição pública os estudos não são gratuitos e os alunos pagam mensalidades/anuidades para frequentar os cursos.

Precisa validar diploma para fazer mestrado em Portugal? ›

Se o seu objetivo é estudar em Portugal, dependendo da sua área de estudo, você precisa validar o seu diploma. Geralmente nas áreas de saúde, existe essa necessidade. Por exemplo, se você vai fazer um mestrado, precisará validar o seu diploma de graduação.

Qual o valor da mensalidade de Coimbra? ›

A universidade é paga. O custo da mensalidade gira em torno de 700 euros (R$ 2,1 mil). Já as despesas incluindo alimentação, transporte e moradia gira em torno de 1.358 euros, o equivalente a R$ 4,2 mil por mês.

Como conseguir bolsa de estudos 100% em Portugal? ›

Para se candidatar as bolsas de estudo em Portugal é recomendável procurar pelo Serviço de Gestão Acadêmica da Universidade de Coimbra para se informar sobre as datas e o edital de candidatura. O regulamento da candidatura é geralmente lançado no início do ano – entre janeiro a março.

Tem que pagar para estudar em Coimbra? ›

A Universidade de Coimbra é uma instituição pública. No entanto, como em muitos outros países, mesmo sendo uma instituição pública os estudos não são gratuitos e os alunos pagam mensalidades/anuidades para frequentar os cursos.

Como chama mestrado em Portugal? ›

O ensino superior em Portugal segue, assim, o tradicional formato de três ciclos, desdobrados em certificações de licenciatura (licenciatura), licenciatura (mestrado) e pós-graduação (doutoramento). Compreender o sistema educacional o ajudará a se sentir bem preparado para entrar em uma universidade internacional.

Quanto tempo dura o mestrado em Portugal? ›

Primeiro, é importante se programar para o período de duração do mestrado em Portugal: são dois anos – um ano e meio de aulas comuns (disciplinas obrigatórias e ramificações) e seis meses para produção do trabalho final.

Qual a diferença entre mestrado e mestrado integrado em Portugal? ›

Mestrado: é o segundo ciclo do plano curricular académico. O mestrado integra uma parte de especialização/teórica e uma parte prática que diz respeito a uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um relatório de estágio profissional.

Onde fazer mestrado de graça? ›

Entre as opções de instituições que te proporcionam o mestrado gratuito estão a Capes (sigla para Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.) É uma fomentadora governamental da pós graduação gratuita exclusivamente para stricto sensu.

Tem como fazer o mestrado de graça? ›

Existem vários programas de pós-graduação de instituições de ensino públicas que promovem cursos de mestrado de graça. Então, para quem estava com dúvida se é possível ingressar nesse nível acadêmico, sem pagar mensalidades, a resposta é: sim!

Como fazer mestrado fora do país de graça? ›

Como fazer pós-graduação no Exterior de graça?
  1. programa Knight-Hennessy da Universidade de Stanford, nos EUA;
  2. programa Erasmus Mundus para mestrados na Europa.
  3. programa Chevening para mestrados no Reino Unido,
  4. programas EPOS e Helmut Schmidt do DAAD para mestrado na Alemanha.

Como fazer mestrado em Portugal à distância? ›

Outra boa opção para quem quer estudar em uma instituição de Portugal sem sair do Brasil é a Universidade Nova de Lisboa, que tem toda uma infraestrutura para realizar a modalidade EaD (Ensino à Distância), inclusive para mestrado.

Por que fazer mestrado em Portugal? ›

Outro grande atrativo é poder estudar na Europa falando o mesmo idioma. Além disso, é possível fazer graduação e mestrado em Portugal em cerca de seis anos. Isso porque diversas universidades oferecem cursos de Mestrado Integrado. A vantagem é que você termina os seis anos de curso com o diploma de graduação e mestre.

Qual o melhor mestrado? ›

  • Escola Brasileira de Economia e Finanças (EBEF - FGV) ...
  • Escola de Ciências Sociais (CPDOC - FGV) ...
  • Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) ...
  • Centro Universitário Senai Cimatec (SENAI CIMATEC) ...
  • Faculdades Integradas de Vitória (FDV) ...
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
19 Dec 2018

Como fazer faculdade de graça em Portugal? ›

Qualquer brasileiro que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio e que não tenha cidadania europeia pode se candidatar para estudar em Portugal de graça usando Enem.

Qual é o valor de um mestrado? ›

Afinal, qual é o valor de um mestrado? À vista de R$ 120.510. Para 24 parcelas, o valor da mensalidade é de R$ 5.579,17, para ingresso no 2º período de 2023. O valor mensal é de R$ 3.509, duração do curso é de 30 meses.

Como é o custo de vida em Portugal? ›

O custo de vida em Portugal gira em torno de 1.500€ a 2.100€ para duas pessoas. Mas é importante ter em mente que são vários os fatores que influenciam no custo final, desde a cidade escolhida até o número de pessoas na família, passando ainda pelo padrão de vida estabelecido.

Como se manter no mestrado? ›

Mestrado e doutorado: saiba como se organizar para incluir uma pós-graduação na rotina
  1. Escolha um curso que faça sentido para você
  2. Defina a linha de pesquisa e o professor ou professora que irá orientar o trabalho.
  3. Entenda o quanto você precisará se dedicar.
  4. Estabeleça uma rotina de estudos.
21 May 2021

Tem que usar uniforme na Universidade de Coimbra? ›

Os universitários portugueses vestem um uniforme peculiar, um dos maiores símbolos da tradição universitária em Coimbra: uma longa capa preta, gravata, camisa social, calças para os homens e saias para as mulheres.

Quanto custa o ano zero em Coimbra? ›

Ano Zero em Portugal é pago?
Universidade de Coimbra5 mil euros
Universidade Beira Interior750€
Universidade Lusófona2.625€
29 May 2021

Como um brasileiro pode estudar em Portugal? ›

O que é necessário para estudar em Portugal?
  1. Passaporte, preferencialmente com validade superior a 2 anos;
  2. Visto de estudante, que deve ser solicitado assim que receber o aceite da universidade portuguesa;
  3. Planejamento financeiro é essencial para uma mudança para o exterior.

Quanto precisa tirar no Enem para passar em Coimbra? ›

Para entrar na Universidade de Coimbra precisa fazer pelo menos 600 pontos no Enem. Se você quiser estudar lá no ano que vem, tem que ir bem no Enem.

Quais diplomas brasileiros valem em Portugal? ›

Confira a lista dos cursos que exigem a validação do diploma em Portugal:
  • Medicina;
  • Enfermagem;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Medicina Veterinária;
  • Fisioterapia;
  • Farmácia;
  • Educação Física;

Em que países o diploma brasileiro vale? ›

O diploma do ensino superior do Brasil é válido no território nacional. Para que o documento tenha validade internacional, é necessário que você faça a sua validação. Existem diversos acordos internacionais entre o Brasil e outros países, que fazem com que os diplomas de ambos sejam aceitos.

É difícil validar o diploma em Portugal? ›

Esse procedimento de validar diploma em Portugal pode ocorrer de diversas formas e, em alguns casos, é até obrigatório. A boa notícia é que atualmente o processo é mais rápido e menos burocrático, podendo ser realizado com mais facilidade e até mesmo estando no Brasil.

É caro viver em Coimbra? ›

Coimbra permite uma qualidade de vida por custos razoáveis. Se você for estudar na cidade, gastará em média € 500,00 mensais para viver como um estudante, alugando um quarto ou morando em residência universitária. Os custos com alimentação para uma pessoa ficam em torno de € 150 por mês.

Como passar em Coimbra? ›

Para participar é preciso ter concluído o ensino médio, não ter nacionalidade portuguesa ou de algum estado membro da União Européia. São aceitas as notas do Enem atual, como o Enem 2020 ainda não aconteceu, é possível se candidatar com a nota do exame de até três anos anteriores (2019, 2018 e 2017).

Quais os cursos oferecidos pela Universidade de Coimbra? ›

  • Faculdade de Letras (FLUC). ...
  • Faculdade de Direito (FDUC). ...
  • Faculdade de Medicina (FMUC). ...
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC). ...
  • Faculdade de Farmácia (FFUC). ...
  • Faculdade de Economia (FEUC). ...
  • Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC). ...
  • Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEFUC).

Como se diz bolsa em português de Portugal? ›

Em Portugal escolher-se-ia o termo saco, vocábulo abrangente que designa qualquer receptáculo de papel, pano, material plástico, etc., com uma abertura em cima e fechado em baixo e dos lados.

O que é o mestrado integrado em Portugal? ›

O mestrado integrado em Portugal é uma licenciatura (graduação) mais longa. Dela você já sai com o título de mestre e é exatamente isso que o Mateus faz na Universidade do Porto. Os mestrados integrados são mais comuns no caso de cursos mais longos, como medicina, odonto, arquitetura e engenharia.

Quando começam as aulas na Universidade de Coimbra? ›

[ii] Nas licenciaturas e mestrados integrados, as aulas do 1.º ano curricular iniciar-se-ão, em consonância com o calendário divulgado pela DGES, no dia 6 de outubro.

Onde fica a Universidade de Coimbra? ›

Coimbra

Por que estudar em Coimbra? ›

Coimbra é a cidade universitária por excelência, e como tal, durante todo o ano letivo, fervilha com os milhares de estudantes que lhe dão uma cor e um ambiente excecionais de tal forma, que a cidade criou todo um conjunto de infraestruturas concebidas a pensar nos estudantes que anualmente rumam à cidade para realizar ...

Tem que pagar para estudar na Universidade de Coimbra? ›

A Universidade de Coimbra é uma instituição pública. No entanto, como em muitos outros países, mesmo sendo uma instituição pública os estudos não são gratuitos e os alunos pagam mensalidades/anuidades para frequentar os cursos.

Quanto custa para fazer mestrado na USP? ›

Todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade de São Paulo são gratuitos para o aluno. Assim não há taxa de matrícula ou mensalidade para nenhum aluno, seja ele brasileiro ou estrangeiro.

Quanto custa uma Pós-graduação em Coimbra? ›

Quanto custa estudar na Universidade de Coimbra

Os cursos custam uma anuidade de 5000 euros para o Ano Zero e 7000 euros para Mestrado e Graduação. É preciso fazer o pagamento de 30% como entrada, e o restante pode ser parcelado.

É difícil passar em um mestrado? ›

Entrar na pós-graduação stricto sensu não é tarefa fácil, especialmente quando se trata de um mestrado gratuito e concorrido. Para aumentar as chances de aprovação, tenha uma visão ampla a respeito do programa, ou seja, conheça os projetos, as linhas de pesquisa e os acadêmicos envolvidos.

Quanto tirar no Enem para estudar em Coimbra? ›

Localização da Universidade de Coimbra

A nota mínima para candidatura na Universidade é 120 na escala portuguesa, que equivale a 600 no Enem.

Videos

1. Como fazer MESTRADO em Portugal 2022/2023 - Dicas e passos!
(Família Trevisan)
2. COMO FAZER PÓS GRADUAÇÃO OU MESTRADO EM PORTUGAL #vidaemportugal | Carolina Ferreira
(Carolina Ferreira)
3. Mestrado em Portugal | Processo seletivo | Bruna Martiolli
(Bruna Martiolli)
4. Mestrado e Doutorado em Portugal. Como fazer?
(João Batista Bottentuit Junior)
5. Mestrado em Serviço Social - Universidade de Coimbra
(Gabriela Barbatti)
6. Licenciatura em PSICOLOGIA na Universidade de COIMBRA - a minha opinião
(Angela Santos)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Maia Crooks Jr

Last Updated: 11/27/2022

Views: 5606

Rating: 4.2 / 5 (43 voted)

Reviews: 82% of readers found this page helpful

Author information

Name: Maia Crooks Jr

Birthday: 1997-09-21

Address: 93119 Joseph Street, Peggyfurt, NC 11582

Phone: +2983088926881

Job: Principal Design Liaison

Hobby: Web surfing, Skiing, role-playing games, Sketching, Polo, Sewing, Genealogy

Introduction: My name is Maia Crooks Jr, I am a homely, joyous, shiny, successful, hilarious, thoughtful, joyous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.